Blog
Conhecendo a jornada: como a sua carga chega até você
24/09/2021Quando falamos sobre importação e seus processos, é natural que as dúvidas comecem a aparecer. Nós aqui da Satori nos preocupamos muito em sermos vistos por vocês como uma empresa transparente em seus processos e que realmente traz você para mais perto desse mundo. Pensando nisso, desenvolvemos um artigo hoje para mostrarmos como acontece uma importação, vamos lá?
Sendo muito sinceros, temos de dizer que elaborar um roteiro completo e que aborde os inúmeros detalhes de uma transação assim beira o impossível. Por isso, quando olhamos o processo de importação, para que ele seja melhor compreendido, resolvemos que seria melhor dividi-lo em três partes. São elas:
Planejamento
Parece óbvio, mas acreditem: para algumas pessoas, não é. O planejamento é fundamental para que todo o processo ocorra da melhor maneira possível. É preciso levantar custos de operação, viabilidade e outros fatores que são determinantes para que a importação aconteça. É aqui que existe a negociação com o exportador, onde comparamos os valores, verificamos classificação fiscal, impostos e, claro, toda a logística da operação.
As importações podem acontecer através de três vias:
Ar (Avião) / Mar (Embarcação) / Terra (Caminhão)
Se pudéssemos criar uma lista de responsabilidades nesse momento, poderíamos incluir os seguintes pontos:
1. Negociação da compra do produto;
2. Escolha do agente de cargas;
3. Escolha da vida de embarque;
4. Classificação Fiscal (NCM);
5. Necessidade de autorização de órgãos como ANVISA ou INMETRO;
6. Levantamento de todos os custos da importação.
7. Pagamento (especialmente para iniciar a produção);
Embarque
Estamos basicamente no meio do processo da sua importação. Aqui é onde conferimos a qualidade da mercadoria e nos atentamos aos detalhes chamados de bookings – nada mais é do que conferir a reserva de espaço no veículo de transporte e o acompanhamento de todo o trajeto dela até o ponto de destino.
Nesse momento existem alguns passos importantes que são tomados como:
• Revisão e aprovação dos documentos de embarque;
• Conferência da mercadoria;
• Coleta da mercadoria;
• Acompanhamento logístico até a confirmação de embarque;
• Pagamento (principalmente para receber os documentos de embarque).
É importantíssimo dizer que, se for o caso de uma necessidade especial da carga, o acompanhamento de todo esse processo precisa e é dobrado, afinal de contas, contamos a excelência em nossos serviços para que os produtos cheguem até você de forma perfeita!
Despacho Aduaneiro
Você já viu aqui com a gente o papel que o despachante aduaneiro tem nos processos de importação, não é verdade? Então você já sabe também que é agora que ele entra em cena, afinal de contas, é ele o responsável pelos trâmites para que a mercadoria estrangeira torne-se nacional.
Além disso, ele também se torna responsável por:
• Aguardar a chegada da carga no porto/aeroporto/fronteira de destino;
• Apresentar a mercadoria para órgãos anuentes (a depender da NCM);
• Iniciar despacho aduaneiro;
• Pagar os tributos incidentes na importação;
• Apresentar a mercadoria e documentos relativos para a Receita Federal (no caso de parametrização diferente de verde);
• Pagar os envolvidos no processo, tais como Agente de Carga, Terminal, Despachante Aduaneiro;
• Emitir Nota Fiscal;
• Agendar o carregamento com transportadora.
Chegou ao fim a jornada do seu produto até você, afinal de contas, após tantos processos, a mercadoria finalmente é liberada para que, após o pagamento de todas as taxas e impostos, ela seja entregue para você.
Gostaram desse conteúdo? Querem saber mais sobre os bastidores dos nossos negócios? Entre em contato conosco! Será um prazer ter vocês aqui!