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Hub Logístico

10/05/2021

Chegou ao fim no dia 4 de maio a Rodada de Negócios que fizemos em parceria com a ProMendoza. Iniciamos o evento no dia 12 de abril e realizamos no período aproximadamente 480 reuniões de negócio entre 13 vinícolas de Mendoza e 36 importadores brasileiros.

O Brasil é o segundo mercado mais importante para Mendoza, depois dos Estados Unidos. No último ano, mesmo com o período de pandemia, as exportações totais para cá representaram 22% do total, somando 300 milhões de dólares.

Por isso, César Ortiz de Mosquita Muerta Wines, pertencente ao Grupo Millán, expressou que “grande parte do crescimento comercial com o Brasil se deve ao apoio e trabalho da ProMendoza, que, desde a sua criação, tem proporcionado tudo dentro seu alcance para que os relacionamentos tomem forma e então floresçam. Nessa busca constante por parceiros estratégicos, eles conheceram a empresa Satori e montaram a ideia de estabelecer um hub logístico, que é uma forma de oferecer os produtos Mendoza a um público que precisa de agilidade nas compras. Esta característica tem se acentuado neste novo contexto, onde a rapidez de entrega, a virtualidade das relações e os novos hábitos de consumo passaram a ficar ”.

Virginia Zarategui, da Bodega A16, pertencente ao Grupo Barbarians, comentou: “Tem sido uma boa experiência, aproximar-se de diferentes clientes potenciais. Conseguimos dar mais um passo neste processo de comercialização do vinho, porque a pandemia atrapalha as vendas e novos negócios, então essas reuniões virtuais ajudaram muito nesse processo”.

A operação teve o Hub Logístico montado no Porto de Itajaí, para onde foi enviado um caminhão com vinhos das 13 vinícolas. Nós da Satori administramos o envio de parte dessa carga como amostra de cada bodega para os 36 potenciais compradores em nove estados do Brasil.

As reuniões virtuais aconteceram em quatro salas simultâneas, completando cerca de 30 reuniões diárias. Nos casos em que os participantes solicitaram, foram auxiliados na tradução ou intervenção de pessoal da ProMendoza ou Satori. Todas as empresas participantes têm produtos para entrega imediata nos armazéns do hub logístico, caso os negócios sejam fechados imediatamente.

Por sua vez, Alejandro García Fidalgo, gerente de exportação da Viniterra, do grupo Cepas Argentinas, garantiu que está muito satisfeito com a rodada: “Fiquei surpreso com a quantidade e qualidade dos interessados. Acho que a rodada de negócios tem se desenvolvido muito bem e é assim que vamos ter que nos acostumar a trabalhar até que essa pandemia passe. Valeu a pena e agradeço o esforço da ProMendoza em continuar buscando oportunidades de negócios para empresas ”.

Marcelo Montoya, dono da vinícola Mi Estancia, destacou: “Tem sido excelente trazer importadores do Brasil para mais perto de nossas vinícolas. O que por conta da pandemia teria sido impossível, tivemos as rodadas virtuais, mas a mercadoria nas mãos dos importadores facilitou muito as negociações comerciais ”.

Silvina Santi, representante da Bodega RFM, referiu: “É emocionante ver que as contrapartes já tinham os nossos produtos, os nossos vinhos em mãos, para poderem realizar as provas e isso sem dúvida alarga os horizontes das adegas participantes. Proporciona maiores possibilidades de exportação para os nossos vinhos neste grande mercado, com o qual podemos fazer grandes negócios. Acho que a virtualidade veio para ficar e é uma ótima ferramenta com a qual resultados muito bons podem se manifestar ”.

Laura Boschi, responsável pelo comércio exterior da Bodega Prozan, disse: “Realmente me parece uma metodologia fantástica. Hoje, neste contexto de pandemia, onde não podemos viajar nem fazer degustações, ter ferramentas como estas é uma excelente opção. Acho que mais ações como essas deveriam ser organizadas em mais mercados. Vejo isso como uma alternativa para poder continuar vendendo nossos produtos além das limitações do contexto atual. Mais ainda, acredito que essa metodologia poderia ser adotada para além da pandemia, pois reduz custos e tempo ”.

Fabricio Gomila da Bodega La Regional, localizada em General Alvear, destacou que “é uma proposta muito inovadora. Estamos tentando expandir nossos mercados no Brasil, o que é fundamental para o crescimento sustentado das vendas de nossa empresa. Entendemos que com o ProMendoza e com a Satori poderemos fazer um trabalho positivo e calculamos resultados e frutos a curto e longo prazo, para dar potencial à região.

Martin Pérez Cambet, da Casarena Wines, destacou: “Estamos muito felizes por ter participado das rodadas de negócios com o Brasil organizadas pela ProMendoza e Satori. Temos estado em contato com mais de 30 potenciais compradores, todos pertencentes a empresas muito importantes. A coordenação da entrega das amostras, bem como a coordenação das reuniões online, foi perfeita. Essas rodadas certamente trarão muitos novos negócios para todos os participantes nos próximos meses ”.

Por fim, Ricardo Arrambide, representante da Bodega Lamadrid e Durigutti Wines, referiu-se à qualidade dos importadores: “Os perfis dos compradores são muito bons, no sentido de que são compradores interessados ​​em desenvolver negócios. ProMendoza e Satori aplicaram um filtro muito bom para encontrar compradores interessados ​​em nossos vinhos ”.

São feedbacks assim que a Satori sempre busca. O Hub Logístico se desenvolveu de maneira fantástica e trouxe a realização de negócios importantes para todos os envolvidos. Que seja só o começo!

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