Blog
Por que investir em terceirização logística em 2021?
18/11/2020Terceirizar é demandar uma tarefa que compete, originalmente, à própria empresa.
A terceirização de serviços ganhou muito espaço e se popularizou entre várias organizações recentemente, pois a nova legislação abriu ainda mais o leque de possibilidades, permitindo que mais atividades fossem terceirizadas.
Por isso, em 2021, o potencial da terceirização é grande, devido à crise gerada pela pandemia, que levou alguns gestores a fecharem as portas de seus estabelecimentos ou a cortarem radicalmente seus gastos.
A terceirização de logística se mostra como uma ótima solução estratética para driblar as dificuldades até que seja possível se estabilizar novamente. E ainda depois de atingir esse reequilíbrio, será uma boa opção para empreendedores.
Confira abaixo, alguns dos motivos para investir em terceirização logística em 2021.
Redução de custos
A crise econômica decorrente da pandemia, apertou o orçamento de diversas empresas. Por essa razão, a terceirização pode ser uma solução que ajuda a diminuir os gastos sem perder a produtividade.
Antes de tudo, é preciso pensar o setor logístico como algo estratético. E que se mal gerenciado, pode consumir muitos recursos.
Evidentemente, os gestores irão evitar risco de prejuízo e irão depositar sua confiança em uma empresa terceirizada, que se responsabilize por desenvolver as operações e processos logísticos com eficácia e segurança.
Os servições terceirizados não são gratuitos, porém diminuem consideravelmente os gastos que envolvem toda a cadeia produtiva.
Segurança interna e externa
Um dos cenários que já existia muito antes da crise econômica é a insegurança. Mas como consequência desse desequilíbrio econômico, ela se agravou ainda mais.
Ainda não se sabe como ficarão as coisas após o fim da pandemia, com a chegada da vacina. Mas é preciso lembrar que a próprio medicamente, enquanto carga, pode ser um alvo. O que significa que o perigo nas estradas pode dobrar.
Contudo, a terceirização de logística ameniza totalmente esse aspecto negativo. Os motoristas costumam ser qualificados e recebem treinamento, enquanto os veículos dispõem de sistemas avançados de rastreamento e monitoramento, além da possibilidade de contratação de seguro.
No que diz respeito à segurança interna, os assaltos a galpões e armazéns também são uma realidade. Mas os serviços terceirizados garantem mais segurança nesse sentido, com instalações bem localizadas e com sistemas de proteção modernos, como câmeras de vigilância integradas a uma central.
Negociação e flexibilidade
Como citado anteriormente, a crise econômica afetou diversas empresas, inclusive as terceirizadas. Dessa forma, é possível que as negociações fiquem mais flexíveis, para garantir a competitividade no mercado. Porém, sem dúvidas haverá uma alta demanda pelos serviços de logística no Brasil e esse é o momento de investir.
Algumas empresas que disponibilizam esse tipo de serviço são mais qualificadas que outras. Por isso, é importante analisar quem oferece o serviço mais qualificado.
É importante considerar experiência, credibilidade, serviços oferecidos, presença no mercado e outros aspectos.
Focando em terceirização logística, as empresas podem se reestruturar gradualmente, sem reduzir a produtividade ou comprometer a qualidade de seus serviços.
A terceirização logistica também se mostra como opção para o pequeno e médio empresário. Um hub logístico, possibilita que esses empresários tenham acesso a produtos importados de maneira mais econômica. E, por outro lado, permite que os grande empresários tenham amostras e possam tomar decisões de maneira assertiva, economizando tempo de transporte, tempo de liberação e a possibilidade de driblar problemas decorrentes da pandemia, como aeroportos, estradas e fronteiras fechadas.
A criação de um local específico para coleta, separação e distribuição de produtos importados traz diversas vantagens para compradores e fornecedores. A partir de um hub logístico, a possibilidade de conhecer os produtos e avaliar o que é mais interessante para cada tipo de negócio, é muito maior.
Atualmente, a Satori conta com um hub logístico no Porto de Itajaí e é expecialista no ramo de importação e exportação, com mais de 20 anos de experiência, sendo referência no mercado nacional e internacional.
Saiba mais sobre a empresa e as oportunidades de negócio clicando aqui.