Blog
Rompendo fronteiras: saiba como a importação e a exportação podem alavancar seu negócio
12/03/2020A caminhada de uma empresa rumo ao sucesso passa por diversas etapas. Primeiro, é preciso se estabelecer e conseguir sobreviver aos primeiros anos de vida. Após o período de instabilidade inicial, é hora de buscar algo a mais. Nesse momento, a empresa já possui maturidade o suficiente para reconhecer onde está falhando e investir na melhoria de processos e na qualificação daquilo que produz, buscando tornar-se referência no mercado em que atua.
Ao conquistar essa referência, muitos empresários se dão por satisfeitos e acabam incorrendo em um grande erro, uma vez que atualmente uma empresa de sucesso precisa romper fronteiras e estar presente no mercado internacional. Segundo uma projeção do Banco do Brasil, o país deve fechar 2019 com um aumento significativo nas áreas de exportação e importação, com uma expansão prevista de 20% e 10%, respectivamente. Para te ajudar a entender melhor como tudo isso funciona, preparamos esse material com alguns tópicos que explicam como a importação e a exportação podem alavancar o seu negócio.
Por que importar e exportar?
Bem, a primeira e mais básica questão é descobrir porque a internacionalização das atividades da sua empresa vale a pena. No caso da importação, trazer produtos e matérias-primas de outros lugares do mundo pode diminuir consideravelmente seu custo com insumos, além de, em alguns casos, permitir que você consiga adquirir mais matéria-prima em um menor intervalo de tempo. No caso da exportação, a resposta também é relativamente óbvia: se você pretende exportar é porque quer vender mais. Dependendo do produto e da região para a qual você vai enviá-lo você ainda pode vender melhor, ou seja, receber mais do que aquilo que é pago no mercado nacional.
Os primeiros passos
O mercado de importação e exportação, apesar de ter crescido muito na última década, ainda é algo distante para uma parcela do empresariado brasileiro. Pela burocracia envolvida nos processos e o medo do desconhecido, muitas empresas acabam abrindo mão de atuar no mercado internacional.
Se a sua ideia é importar produtos, o primeiro passo é conhecer fornecedores no exterior. Para isso, você deve participar de feiras e realizar visitas para avaliar possíveis parceiros. No trabalho de trade da Satori, nós te ajudamos a encontrar esses fornecedores confiáveis e também realizamos a pesquisa de produtos. Assim, você apenas terá que decidir aquilo que é o melhor investimento para a sua empresa. Você também pode contar conosco para todo a logística de transporte do produto, desde a inspeção do material que será comprado, passando pela logística de transporte e armazenamento e finalizando com o desembaraço aduaneiro na chegada da mercadoria ao Brasil.
Já na exportação, além de ter uma carta de clientes no exterior, você também precisará avaliar a capacidade produtiva da sua empresa. Por isso, traçar um plano de ação, realizar a análise do cenário e pesquisar muito sobre as leis e exigências dos países nos quais deseja ingressar são fundamentais para o sucesso dessa jornada.
Entre os aspectos a serem observados nessa análise estão as taxas ou barreiras econômicas que podem ser impostas ao seu produto, além de informações sobre eventuais concorrentes que oferecem o mesmo produto no mercado local que você deseja ingressar.
Comece agora mesmo
Se você leu este conteúdo até aqui é porque possui algum nível de interesse em ver o seu produto ou serviço rompendo fronteiras, certo? Então é hora de partir para a ação. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de importação e exportação.
Se o seu caminho é a internacionalização, nós vamos fazer de tudo para te ajudar.